Pular para o conteúdo principal

Graça e Paz 2023 - Formação

 



“Permaneceis firmes na fé, não vos deixeis confundir ..." (Papa Bento XVI)


Como é difícil ser cristão, nos temos de hoje. 


Como é difícil permanecer fiel a Jesus Cristo nos tempos de hoje. 


Como é difícil caminhar em uma comunidade cristã.


Que tempo difícil é esse em que estamos vivendo. Tempo que vivemos, de situações inimagináveis, adversas, turbulentas.


Diante disso, como permanecer firme na fé? Permanecer na fé significa persistir no caminho de Deus, mas na força do Espírito Santo que habita em nós.


Vivemos em um grande mar revolto. Realmente, estamos todos afetados por todos os lados por esse vento forte, essa ventania contrária que vez por outra quer nos arrastar para as águas contaminadas. Alguns mais intensamente que outros, mas…o mar está bem revolto e hoje é impossível não ter sido afligido, pela bravura das ondas e pela violência do vento. 


Somos convocados por Jesus a “permanecer firmes na fé", sem olhar as circunstâncias. 


Ao refletir sobre esse “permanecer firme na fé",  isso, me lembra de uma ocasião específica em que Jesus andou sobre as águas. Nesta ocasião, Pedro, com seu temperamento forte, ousado e impetuoso, quis logo ir até Jesus e passar também por essa experiência: de andar sobre as águas. E Jesus respondeu a ele que viesse. Pedro reparou logo na força do vento! Ele não estava distraído. Ele complicou, quis importar com o que não lhe cabia, com aquilo que ele não podia fazer nada a respeito. Ele se atentou às circunstâncias imobilizadoras que o cercavam. Pedro não estava imaginando, não era uma ilusão dele, o que estava vendo era real e por isso medo era real, ele não teve um delírio, tudo aquilo que estava vendo era verdade. Mas ele olhou ao redor, e logo percebeu o contexto do momento em que estava e que não era bom. Por isso, teve medo. Pedro tinha razões concretas para temer, razões de ordem climática e que escapam completamente da ação humana. Pedro viu o vento, ele sentiu com o seu corpo, todos os seus sentidos o alertaram para aquele grande perigo, mesmo com o Salvador à sua frente. Mesmo diante de situações adversas, que olhemos mais para Jesus do que para as circunstâncias! É assim que conseguiremos “permanecer firmes na fé". Não digo isso para vivermos negligentes, como que anestesiados, sem ter  compaixão dos que padecem, completamente alienados desse tempo. Não é isso. É um exercício de equilíbrio da visão em Deus. É compreender a profundidade do significado da fé.


Jesus também nos ensina o significado de permanecer firme. Ele explicou aos seus discípulos, dizendo:

“Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Assim também vós, se não permanecerdes em mim. (João 15:4)". 


Desta forma, “permanecer firme na fé ..." é ter uma vida enraizada no evangelho de Jesus Cristo. Aquele que permanece em Cristo, recebe suas palavras e busca praticá-las em seu dia-a-dia.


A permanência em Deus também é uma resposta de amor à salvação. 


O processo lento e constante de busca por Deus precisa ser mais almejado do que grandes feitos.


No dicionário a palavra “Perseverança” significa: “Constância, persistência, aquele que insiste. O contrário é desistência.” 


Ou seja, “permanecer em Deus" é insistir na fé. Insistir no que cremos, no que porofessamos.


Finalmente, o mar está revolto, o vento está forte demais, o medo está batendo à porta, é dificuldade e tentação de todo jeito  Porém, si há uma solução é fixar o olhar no nosso Salvador e não nesse contexto. Ele está sempre perto, Ele não foge de nós, por isso, vigiemos para que não naufraguemos na fé, para sermos encontrados de pé, firmes, constantes. Esse é o sentido de permanecer firme na fé!


Que Deus nos encha de sabedoria, esperança e de muita perseverança mesmo em meio à adversidade da vida, para que permaneçamos firmes na fé e com gratidão no coração; aproveitando as oportunidades para estarmos unidos a Jesus Cristo.


*“Permanecer firme na fe"* é cuidar para não ser joio e sim trigo; é orar e vigiar para permanecer na doutrina católica; para ser fiel a Jesus; não se desviar nem para a direita, nem para a esquerda; é ter cuidado com as muitas mensagens que surgem e não vem de Deus, pode ate ser agradável mas não é de Cristo; ficar na Igreja; permanecer na Igreja ao lado dos santos e também ao lado do Joio. Quem quiser negar Jesus que negue, quem quiser trair e vender Jesus que venda, mas eu quero ficar com Ele. 


Mesmo que a minha cruz seja pesada, os momentos de confusão, vacilos e escuridão me apareçam eu quero ficar com Ele, ao lado dEle, caminhando com Ele, obedecendo e adorando somente a Ele. 


E por mais que o mundo persiga a Igreja, mate os Cristão, fiquemos  com Cristo, permaneçamos juntos até o fim  com Cristo. Porque muitos santos também sofreram e não arredaram o pé de Jesus.


*“Permanecer firmes na fé"* é Olhar para os tantos mártires na história da Igreja que foram fiéis a Jesus e a sua Igreja até a morte: 


– Santa luzia, arrancaram foi seus olhos e ela permaneceu com Jesus.


– São Lourenço, que foi assado vivo numa chapa em brasas de quente. Ele foi o primeiro a dizer: "a chapa está quente”, esse ditado começou com ele. Ele permaneceu fiel 


– São Paulo nosso Patrono, passaram foi a espada no pescoço dele e ele mesmo assim permaneceu fiel com Cristo na hora da morte; 


“Permanecer firme na fé" é ver que a “chapa pode até esquentar", a coisa pode estar e ficar bem feia pro nosso lado, mas é melhor ‘esquentar' aqui, do que depois da morte. É melhor permanecer com Jesus aqui, ser fiel a Ele aqui e passar por todas as dificuldades, tempestades, tormentas, noites escuras e provações aqui, aos trancos e barrancos, mas depois contemplar a glória e a felicidade eterna.


Por isso “permanecemos firmes" no barco  da nosso Igreja mãe, obedecendo a santa Doutrina, o Magistério da Igreja, na nossa comunidade DJC, mas com Jesus do nosso lado. Porque Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre.


“Permanecer firme na fé" é viver, viver em Cristo, tê-lo como referencial de vida. Enteder, ouvir, pular, cantar, até aplaudir Jesus, que é muito importante. Mas também para “Permanecer firme na fé", precisamos se comprometer com Ele, viver numa vida de luta, de graça e de santidade até os dias de nossas vidas, para um dia chegamos ao céu que é o nosso lugar.


“Permanecer firme na fé e não se deixar confundir ...." como afirma Papa Bento XVI, é ser fiel a Jesus e viver com Ele até o fim. Permanecer na Verdade, portanto, é permanecer em Jesus Cristo.


Sheila Sales 

Discípula Comprometida de Aliança


Mural de Recados