Recados

5 - Vivenciar o amor de Deus

5 - Vivenciar o amor de Deus

 

Jesus Bom Pastor é a plena manifestação do amor de Deus. A exemplo da mulher surpreendida em adultério, é necessário lançar fora todo medo, acreditar e permanecer nesse amor, porque Ele não veio para jogar pedras e condenar, mas para sarar a ovelha ferida e lhe conceder vida em abundância.

 

Jo 15,9 Assim como meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor.

 

Jesus é a consistência do amor de Deus... Consistência, por extensão, é a “impressão que causa sobre os sentidos a matéria de que é feito um corpo.” Falar que Jesus é a consistência do amor de Deus significa não só que Ele é a densidade e a plenitude desse amor, mas que também nele sentimos e vivenciamos misticamente o gosto, os efeitos e a “textura” desse amor. Isto está na linha da experiência mística da Graça de Deus, a qual podemos “ver” e “sentir”, na esteira do que a Bíblia Sagrada entende por conhecer.

 

Sl 34,9 Provem e vejam como Javé é bom: feliz o homem que nele se abriga!

 

Conhecer na Bíblia não é tanto estudar, e sim, provar, saborear, experimentar, vivenciar o que Deus é em si mesmo, o seu amor infinito e as suas graças. Conhecer o amor de Deus é experimentar que Ele é amor, provar e ver como Ele é bom, sentir a sua ternura e a sua misericórdia através de Jesus Salvador. O fruto desse conhecimento místico é salvação, é vida em abundância.

 

Gl 2,20 Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim. E esta vida que agora vivo, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. 21 Portanto, não torno inútil a graça de Deus.

 

Os salmistas, homens de oração, tinham uma grande experiência do amor de Deus:

 

Sl 63,2 Ó Deus, tu és o meu Deus, por ti madrugo. Minha alma tem sede de ti, minha carne te deseja com ardor, como terra seca, esgotada e sem água. 3 Sim, eu te contemplava no santuário, vendo o teu poder e a tua glória. 4 Teu amor vale mais do que a vida: meus lábios te louvarão. 5 Vou bendizer-te por toda a minha vida, e ao teu nome levantar as minhas mãos.

 

Sl 65,8 Povos, bendigam o nosso Deus, façam ressoar o seu louvor. 9         É ele quem nos mantém vivos, e não deixa nossos pés tropeçar. 12 Nós passamos pelo fogo e pela água, mas tu nos fizeste retomar fôlego. 16 Vocês todos que temem a Deus, venham escutar. Eu lhes contarei o que ele fez por mim. 17 Minha boca gritou para Deus, e minha língua o exaltou. 18 Se eu tivesse más intenções, o Senhor não me teria atendido. 19 No entanto, Deus me escutou, e atendeu ao meu grito suplicante. 20 Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha súplica, nem retirou de mim o seu amor.

 

Sl 90,14 Sacia-nos com o teu amor pela manhã, e nossa vida será júbilo e alegria.

 

Só os humildes que experimentam o amor de Jesus tem a graça de conhecer a Ele e o Pai.

 

Mt 11,25 Naquele tempo, Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27 Meu Pai entregou tudo a mim. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar.”

 

E Jesus nos convida para fazer a experiência do seu amor para termos a vida a e paz:

 

Mt 11,28 Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso. 29 Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas. 30 Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve.

 

Jesus fundou a Igreja Católica para continuar a sua missão na História. “O fim último da missão (da Igreja) não é outro senão fazer os homens participarem da comunhão que existe entre o Pai e o Filho em seu Espírito de amor” (RM 23). Esta participação na vida da Santíssima Trindade é a própria Graça da Salvação e a experiência do seu amor que cura e liberta. Precisamos permanecer no amor de Jesus, acreditar nele, lançar fora todo medo e vivenciá-lo todo dia.

 

Sl 90,14 Sacia-nos com o teu amor pela manhã, e nossa vida será júbilo e alegria.

 

Como permanecer no a mor de Jesus? A Meditação Orante da Palavra de Deus e a fé obediente nos faz permanecer no amor de Jesus e a nossa alegria é completa e verdadeira.  

 

MOPD João 15,7-11